COMO AMORTIZAR O FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO

A maioria das pessoas que faz um financiamento para a compra de um imóvel, tem o desejo de diminuir ao máximo o valor devido inicial, no decorrer do período contratado.

A WR Financiamentos preparou esse post para lhe dar as dicas de como amortizar o financiamento imobiliário e os caminhos a seguir. Confira agora mesmo!

O que significa amortizar o financiamento imobiliário?

A amortização representa o valor exato emprestado pelo banco em um financiamento, sem incluir as taxas extras. Já a prestação corresponde a soma do que será amortizado + os juros incidentes.

Amortizar um financiamento imobiliário quer dizer pagar uma parte do saldo devedor que foi contratado. Ou seja, você pode antecipar o pagamento de parcelas do financiamento que seriam pagas mais para frente.

Amortizar faz com que o valor total financiado seja reduzido, assim como o total de juros, dependendo dos sistema de amortização utilizado. Os juros são considerados sobre um valor total devido. Se esse montante total for menor, os juros também tendem a diminuir.

Quanto mais cedo e maior for o valor pago de forma antecipada, o financiamento vai ficando mais barato e o cliente tem mais chances de quitar o imóvel antes do tempo inicial planejado.

Vale a pena amortizar o financiamento imobiliário com um valor maior?

Se no meio do seu financiamento, surgir um montante disponível para você usar para amortizar parte das parcelas a serem pagas, vale a pena ver se a amortização é realmente vantajosa.

É indicado comparar a amortização com a rentabilidade deste mesmo montante, se for colocado em um investimento.

Ou seja, é interessante comparar se o montante que você usaria para amortizar uma parte de seu financiamento, teria mais rendimentos em uma aplicação financeira como títulos no Tesouro Direto, por exemplo.

Se o rendimento em uma aplicação financeira for maior do que os juros do seu financiamento, pode valer mais a pena manter o financiamento imobiliário.

Agora se os juros do seu financiamento forem maiores do que os juros que você receberia em uma aplicação, vale a pena optar pela amortização.

Vale também avaliar o cenário financeiro familiar. Se as parcelas do financiamento imobiliário estiverem comprometendo o orçamento familiar, e surgir esse montante no meio do processo, vale sem dúvida optar pela amortização.

Leia Também: Índices do Financiamento Imobiliário

Maneiras de amortizar o financiamento – método SAC ou Tabela Price

Há duas principais formas de amortização, ou seja, de pagar a dívida de financiamentos imobiliários: a Tabela Price e o SAC – Sistema de Amortização Constante.

No SAC – Sistema de Amortização Constante, como o próprio nome diz, a amortização é constante. No sistema SAC as parcelas são decrescentes. Na medida em que a dívida vai sendo quitada, os juros vão incidindo cada vez sobre um valor total menor. Devido a isso a diferença no valor das parcelas acontece devido a queda de juros.

Na Tabela Price o sistema de amortização tem parcelas fixas, ou seja, são todas iguais da primeira à última parcela. No sistema Price a amortização é um pouco mais lenta e com isso a quantidade total de juros, em financiamentos longos, costuma ser muito mais alta.

Qual método de amortização vale mais a pena?

De uma maneira geral, o método SAC é mais recomendado para contratos longos e também para clientes que esperam ter a mesma renda média, durante o período de financiamento.

Já na Tabela Price, costuma ser mais interessante no caso de um financiamentos de curto prazo, pelo fato de apresentar parcela constante.

A parcela inicial no método SAC é geralmente maior se comparado a da Tabela Price, mas as parcelas no SAC vão diminuindo e assim as mais altas não duram para sempre.

 

→ Gostou das dicas? Converse com nossos consultores!
Checamos as melhores opções de financiamento de acordo com o seu perfil.

WhatsApp 11 94753-0515

 

 

Veja Também:

Quanto você precisa para financiar um imóvel?

Índices para financiamento imobiliário

 

3 respostas

Trackbacks & Pingbacks

  1. […] COMO AMORTIZAR O FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO […]

  2. […] Leia Também: Como amortizar o financiamento imobiliário […]

Deixe uma resposta

Alguma dúvida ou sugestão?
Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *